Programa Estadual de Órtese e Prótese

A Prefeitura Municipal de Santa Maria do Suaçuí, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último final de semana, o acompanhamento e entrega de diversos dispositivos do Programa Estadual de ÓRTESE E PRÓTESE, realizado no município de São João Evangelista em parceria com a Oficina Ortopédica Itinerante de Diamantina.

As Órteses e Materiais Especiais (OPM) entregues, é um projeto do SUS que contemplou 20 pacientes do município de Santa Maria Suaçuí, totalizando cerca de 50 aparelhos entre cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, tutores, prótese de membros inferiores, cadeiras de rodas infantis adaptadas para crianças com deficiência e uma cadeira de rodas motorizada.

Durante todos os 3 dias de atendimento, tivemos a presença da nossa fisioterapeuta, que viu estampado no rosto dos pacientes e dos seus familiares a alegria e satisfação de poder receber estes aparelhos totalmente gratuitos e de ótima qualidade. Sem contar que os mesmos, tem ainda a garantia de continuidade e manutenção do serviço. Será feito pela clínica de fisioterapia municipal de Santa Maria do Suaçuí, um acompanhamento de cada caso, com um trabalho de reabilitação com treinamento com todos os pacientes que foram beneficiados.

A Prefeita Angelina Pinheiro, estava acompanhada do Secretário Municipal de Saúde Idelson Moreira, das fisioterapeutas Luciana e Michele e da coordenadora Daniele e a auxiliar de fisioterapia, Jaqueline.

De acordo com o secretário de Saúde, Idelson Moreira, há pelo menos 5 anos, estes pacientes estavam na fila de espera para receber os dispositivos. Essa entrega é fruto de um incansável trabalho envolvendo todos os 11 municípios da Micro-região, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares.

Idelson também comentou sobre o apoio que a Prefeita Angelina Pinheiro ofereceu para que a secretaria de saúde fizesse o que fosse necessário para o deslocamento desses pacientes. O município continua cadastrando pessoas portadoras de deficiência e que precisam deste tipo de benefício (órtese e prótese ). Os últimos cadastros ainda não foram atendidos e tem previsão de serem atendidos em breve.