Faça sua parte para evitar o Lockdown

Os casos de COVID-19 em nosso município estão aumentando novamente.

Pedimos a todos que intensifiquem os cuidados para prevenção da covid-19.

Use máscara, higienize suas mãos e utilize álcool em gel! Evite aglomerações.

Os hospitais em nossa região e em Belo Horizonte já estão em situação crítica. Há dificuldade de leitos até mesmo na rede privada.

Não é hora de relaxar, é hora de reforçar nossos cuidados para evitar uma nova onda em nosso município. Vamos proteger quem nós amamos.

#SantaMariaDoSuaçuíContraACovid19
#PrefeituraSMS
#OTrabalhoPeloPovoContinu

Março Lilás

Além de contar com o dia internacional da mulher, o mês de março é responsável por acolher um importante movimento de conscientização do público feminino.

Conhecido como “Março Lilás”, este período do ano traz uma reflexão sobre a necessidade de discutirmos sobre o câncer de colo de útero.

Para conscientizar a população sobre a doença, a campanha Março Lilás alerta para que mulheres se atentem para a prevenção e também para a detecção precoce do câncer de colo de útero. Considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras, atrás do câncer de mama e colorretal e a quarta causa de morte entre as mulheres por câncer no Brasil.

A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do exame preventivo Papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero e que mostram se há alguma infecção ou variação nesses tecidos. O exame é simples e dura poucos minutos.

Deve ser feito por todas as mulheres que possuem vida sexual ativa, preferencialmente entre 25 a 64 anos de idade.

Sendo assim, convidamos você mulher de Santa Maria do Suaçuí a procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e agendar a realização de seu Preventivo.

Cuidar de sua saúde é um gesto de amor à vida.

#MarçoLilás#Saúde#Prevenção#PrefeituraSMS#OTrabalhoPeloPovoContinua

Programa Estadual de Órtese e Prótese

A Prefeitura Municipal de Santa Maria do Suaçuí, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último final de semana, o acompanhamento e entrega de diversos dispositivos do Programa Estadual de ÓRTESE E PRÓTESE, realizado no município de São João Evangelista em parceria com a Oficina Ortopédica Itinerante de Diamantina.

As Órteses e Materiais Especiais (OPM) entregues, é um projeto do SUS que contemplou 20 pacientes do município de Santa Maria Suaçuí, totalizando cerca de 50 aparelhos entre cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, tutores, prótese de membros inferiores, cadeiras de rodas infantis adaptadas para crianças com deficiência e uma cadeira de rodas motorizada.

Durante todos os 3 dias de atendimento, tivemos a presença da nossa fisioterapeuta, que viu estampado no rosto dos pacientes e dos seus familiares a alegria e satisfação de poder receber estes aparelhos totalmente gratuitos e de ótima qualidade. Sem contar que os mesmos, tem ainda a garantia de continuidade e manutenção do serviço. Será feito pela clínica de fisioterapia municipal de Santa Maria do Suaçuí, um acompanhamento de cada caso, com um trabalho de reabilitação com treinamento com todos os pacientes que foram beneficiados.

A Prefeita Angelina Pinheiro, estava acompanhada do Secretário Municipal de Saúde Idelson Moreira, das fisioterapeutas Luciana e Michele e da coordenadora Daniele e a auxiliar de fisioterapia, Jaqueline.

De acordo com o secretário de Saúde, Idelson Moreira, há pelo menos 5 anos, estes pacientes estavam na fila de espera para receber os dispositivos. Essa entrega é fruto de um incansável trabalho envolvendo todos os 11 municípios da Micro-região, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares.

Idelson também comentou sobre o apoio que a Prefeita Angelina Pinheiro ofereceu para que a secretaria de saúde fizesse o que fosse necessário para o deslocamento desses pacientes. O município continua cadastrando pessoas portadoras de deficiência e que precisam deste tipo de benefício (órtese e prótese ). Os últimos cadastros ainda não foram atendidos e tem previsão de serem atendidos em breve.